sexta-feira, 18 de maio de 2012

As duas caras da mesma moeda

No passado dia 12 de Maio li duas notícias separadas por uns 10.000Km de distância, porém sobre o mesmo tema: a migração profissional.
A PRIMEIRA NOTÍCIA
Cariri, no Ceará, de novo sonha com o Sul
Wilson Pedrosa/AE
Com a mulher, Odair é um dos que querem deixar a cidade
O jornal Estado de São Paulo trazia na sua parte de Política: "Trabalhadores desempregados do consórcio liderado pela construtora Delta voltaram a entrar em ônibus clandestinos para se aventurar nos canaviais dos Estados de São Paulo e Minas Gerais...Os micro-ônibus passam à noite na praça da cidade para recolher até 30 trabalhadores da cana e fazem viagens que chegam a durar três dias...Geraldo diz que, nesta safra, a família só conseguiu colher três sacos de feijão. No ano passado, foram colhidos dez sacos. É com desconforto que o agricultor vê passar carros-pipa para molhar as estradas de terra por onde passavam os caminhões do consórcio. Foi uma exigência dos próprios moradores do povoado, que estavam cansados de "comer" poeira no tempo de movimento de carros. Agora, a falta de água é nas plantações."

A SEGUNDA NOTÍCIA
Cartografia de les migracions professionals
Aeroporto de Barcelona
O jornal l'Economic trazia na sua parte de Economia: "O desemprego, a falta de perspectivas e a precariedade das condições laborais levam muitos profissionais, sobretudo os mais jovens, a procurar trabalho no estrangeiro. As demandas principais vêm da Alemanha e dos países nórdicos, onde necessitan de engenheiros e enfermeiras...pelo menos 60% dos arquitetos não conseguem trabalho...engenheiros industriais, de telecomunicações e informáticos também estão migrando..." 
Os principais destinos dos profissionais europeus:

Informáticos: Suécia
Engenheiro industriais: Alemanha
Fisioterapeutas: França
Telecomunicações: Alemanha
Enfermeiros: França
Arquitetos: América Latina

AS DUAS CARAS DA MESMA MOEDA 
As pessoas migram de acordo com a ordem do mercado e pelas necessidades criadas pela sociedade globalizada. Também migram o capital e os seus donos, claro, porém estes últimos migram livremente.
Na União Europeia, enquanto há migrantes que se matam pulando cercas, atravessando o mar em barcos mal feitos e perigosos, os jogadores de futebol estrangeiros juram a Constituição em tempo record.
O Jovem intelectual de um país pobre é o imigrante de um país rico. É assim!
Um paralelismo irritante entre o seu Odair, retirante cearense, que pegou um ônibus clandestino e migrou aos canaviais de São Paulo e Minas Gerais, e o Àlex, arquiteto técnico catalão, que pegou o avião com destino ao Rio de Janeiro em busca de trabalho. O primeiro foi vítima do calote de uma empresa privada, o segundo do calote do Estado.
Assim vamos...